Ciranda...Cirandinha...
Música,ciranda,cantigas de roda nós remetem a infância,coisa boa mesmo que por alguns instantes sorrir,cantar e se oportunizar o erro sem cobrança.Assim foi a nossa aula de Musicalidade com a professora Luciane Cuervo e Vanessa.Uma aula que,oportunizou o canto e a disponibilidade de aprendermos ou no meu caso,relembrar um cânone,como já cantei em canto coral,foi maravilhoso.
Descobrir novas brincadeiras dentro da música,ter a música como orientadora não tem preço.
Gostei muito do nosso último encontro presencial, quer dizer todas as aulas deste semestre estão se superando em atividades práticas,nos fazendo participar e sentirmos-nos pertencentes.
Só tenho a agradecer por tudo que, as disciplinas vivenciadas até agora me oportunizaram e na expectativas das que ainda estão por vir.
A música como construção do conhecimento no ano de 2016 também tivemos uma interdisciplina que nos oportunizou diferentes contextos e ideias para um melhor avanço nas nossas atividades diárias em sala de aula,novamente deixei um pouco a desejar as referências entre a disciplina ofertada.Não desbravei de forma mais ampla o conteúdo ofertado ficou faltando uma análise um pouco mais detalhada para uma melhor amplificação do que era proposto na época.Faltou um pouco mais de desmembramento sobre o conteúdo.E isso se deu como relevância no meu estágio que usei muito de letras de músicas como formação do meu trabalho para se dar a ideia do que se queria.
Trechos de músicas, a música na produção dos trabalhos tudo isso se deu de forma que, que os educandos pudessem ter acesso e conhecer novos artistas desconhecidos da suas noções culturais e ouvidas com frequência.
Valeu muito ter incluído a música como ponto chave para um trabalho se tornar mais atrativo e interessante para se desenvolver um melhor trabalho e mais conhecimentos.
A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.
Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.
Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.
Eis então uma reflexão para pais e principalmente educadores, buscando inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área, incentivando a criança a estudar música, seja através do canto ou da prática com um instrumento musical, isso desde a educação infantil.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Bibliografia:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/a-importancia-musica-no-processo-ensinoaprendizagem.htm
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNaiara,
ResponderExcluirTorna-se muito significativa a leitura de tuas postagens, pois é notório o quanto refletiste em cada uma delas e, percebeste que estas aprendizagens vieram a contribuir em seu desenvolvimento acadêmico.
Parabéns!
Forte abraço!
Obrigada pelo retorno Carla,pois para a minha visualização é muito importante eu ter esse feedback,para realmente saber se estou fazendo o trabalho reflexivo de acordo com as necessidades que se busca dentro do curso.
ExcluirMuito obrigada,pelo retorno!
Abraços;
Naiara