sábado, 23 de março de 2019

O que é ciência/Reapresentação: 7

Nesta aula tivemos o seguinte questionamento?
O que é ciências?

Resultado de imagem para o que é ciencias

Com isso tivemos várias respostas que envolvem o que é ciências,apresentação de um vídeo que demonstrou ações dentro de uma escola que mostrou que, em diferentes situações do nosso cotidiano podemos ter a participação da ciências.
E na aula foi apresentado também experiências que podem ser realizadas com os alunos.
Aula bem boa,demonstrativa e com muita ação e ideias que podem ser aplicadas em nosso dia a dia.



Resultado de imagem para imagens de aula de ciencias para crianças

Há a ciência, uma disciplina que fascina, gosto muito quando tenho que fazer essa interação com os alunos em sala de aula.Na postagem realizada em 2016 não fiz acesso e nem interliguei ela a nenhuma ação pedagógica que realizei ao longo das minhas aprendizagens de ciência.Busquei apenas um conceito e respondi o mesmo,mais uma vez errado.Não associei ele a nada que pudesse ter caracterização com as minhas práticas educativas.Vou relatar um exemplo que interdisciplinei a geografia com a ação em ciências através de um trabalho de campo,que fizemos uma visita ao Santander Cultural, com o tema de visitação: "Museu desmiolado"- com a curadoria de: Alexandre Brito que fazia essas associações da prática que realizamos em sala de aula com as interações breves da ciência de forma diferenciada,lúdica e com práticas na própria visitação, foi fantástico pois as crianças poderam ter acessos únicos e conhecimentos novos,através do ato de brincar aprendendo e lendo fazendo associação com o que tinham lido, observado e tiveram o acesso de participar de toda a ação de forma lúdica,lendo e fazendo parte do contexto de novas aprendizagens,através da cultura.
Isso é interdisciplinaridade com informações valiosas ,guardadas para a vida.
Foi fantástico o contato,o acesso,as aprendizagens!


O estudo da ciência para as crianças terá sempre a importância de fazê-las observar o mundo de modo completamente novo, mais completo e muito mais rico, entendendo cada detalhe e conseguindo enxergar conceitos em praticamente tudo.
Não dá para garantir que uma criança seja mais preocupada com a preservação do meio ambiente, se ela simplesmente não for capaz de entender os motivos explicados pela ciência para esta preocupação.
Ao estudar a ciência, uma criança passa a ter maior conscientização da importância de ações que preservem o planeta em que vivemos, já que ela compreende que tudo está interligado.
Apresenta-se como um grande problema de ensino, a falta de conhecimento do aluno ao vencer o Ensino Fundamental I. Outro problema constatado em sala de aula é a ausência da família, que os educadores não sabem por que os pais deixam toda a responsabilidade da educação de seus filhos aos cuidados da escola, sobrecarregando o professor. Outro fator limitante no desempenho do aluno é a pratica do ensino em sala de aula pelo professor.

Bibliografia:
https://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/artigos/a-importancia-das-ciencias-na-series-iniciais-do-ensino-fundamental-conclusao/


Nenhum comentário:

Postar um comentário