domingo, 18 de dezembro de 2016
Estamos todos no mesmo barco...
Realizada a apresentação na última quarta-feira dia :(14\12\2016) tivemos uma surpresa da qual, apresentamos o nosso trabalho e nossa apresentação não foi muito satisfatória.no projeto de aprendizagens.Grupo incompleto,pouco domínio do assunto,trabalho como já venho relatando um tanto confuso.Muito difícil todo esse processo de aprendizagem,realmente não consegui diagnosticar o por que do mesmo e o seu formato.Fico me questionando será que vamos conseguir?Temos tão pouco tempo,pois foi nos ofertado um prazo para outra apresentação.Sorte para nós, pois estamos todos no mesmo barco...
Na dúvida???
Seguimos o trabalho de pesquisa, projeto de aprendizagens e de formatação dos trabalhos das disciplinas que temos que também dar conta ao longo de todo esse processo.Como muitas vezes é difícil ter esse tempo e conciliação para realizar nossas tarefas.Muitas vezes nos falta aquela luz,aquele estalo para um melhor avanço e progresso na nossa caminhada.E acima de tudo conectados e envolvidos no que fazemos mas, por partes isso muitas vezes não dá certo pois,as nossas vias e meios se tornam embaraçosas.Fica-se sem internet,sem equipamentos e meios para tornar os nossos trabalhos reais.Tudo muito convexo ao meio que está inserido.E assim segue a jornada.Será que se chega ao fim?Será que esse é o caminho?
Construção e diálogos...
Nesta aula nos encontramos para trabalhar e estruturar melhor nossos expectativas e conceitos do nosso projeto de aprendizagem.Neste dia saiu o desenho do nosso mapa conceitual,saiu uma estrutura do trabalho, esse um pouco difícil de ganhar forma e se tornar um projeto.Será que a nossa pergunta se tornou ampla ou não conseguimos realmente compreender o objetivo desse tal projeto de aprendizagem???
quarta-feira, 16 de novembro de 2016
E continua,diálogos,ações e projeto...
E continua os encontros e trabalho voltados as ações em grupo...
Os debates,as discussões sempre positivas em prol de um fechamento globalizado do trabalho.Mesmo não tendo aula,o encontro para os debates e trabalhos voltados a esse projeto polêmico e tão desafiador. Falar do diverso por muitas vezes é bem complexo mas,ao mesmo tempo nos faz parar e refletir sobre o emponderamento do que está sendo realizado.Conhecer,discutir,debater e se tornar conhecedor do que se pode ou não faz parte da construção da ideia de respeito e conhecimento do novo.
Reflexões e ações na ciências.
Na aula 2 de ciências trouxemos nossas análises e reflexões das ações sugestivas para as nossas aulas,como podemos relacioná-las em nosso cotidiano.Foram diferentes ações relatadas para a mesma ação sugerida.As ações nas aulas de ciências são muito mutáveis, dependendo de cada trabalho,compreensão e de que forma cada aluno recebe essas informações.Aula bastante instigadora que nos coloca em uma metamorfose de ideias e diferentes compreensões do mundo.
Medir...
Aula 2 de matemática nos trouxe à trabalhar as medidas,ações e imaginarmos os tamanhos,alturas e larguras.Como se saber exatamente os tamanhos sem ter a noção da medida exata.Foi uma aula muito criativa,intuitiva e de diferentes ideias para se ter ações e trabalhos com nossos alunos em diferentes situações de nosso cotidiano.Valeu muito a experiência e dinâmica deste trabalho.
domingo, 30 de outubro de 2016
Estudos e ações sociais...
Nesta aula foram debatidos diferentes tipos de ações para serem trabalhadas e apresentadas para os nossos alunos de diferentes formas e trabalhos que oriundam de ações sociais e conhecimentos específicos para cada discussão que se deu em aula.A questão da afrobrasilidade,diferentes apresentações de mundo e culturas trazem levantamentos diversos para serem debatidos e serem apresentados e reavaliados de forma globalizada e integrativa.Trazendo uma nova visão e avaliação dos temas debatidos em aula para uma nova perspectivas dentro de nossas salas de aula.
E continua,debates e segue projeto...
Neste encontro da aula de Seminário Integrador foi discutido ações e elaborações para dar um rumo ou finalizar as ações desse projeto que se deu início no semestre anterior.Começou a se desenhar e a homogênea.O Trabalho ganhou diretrizes e fundamentos para que o projeto tenha uma boa apresentação,que foi direcionado para uma futura apresentação em Novembro dentro de cada temática abordada.
Trabalhando...
Nesta semana segue o trabalho nas postagens,leituras, sequência no projeto,novas perspectivas e avaliações e diálogos sobre nosso trabalho,revisões e como dar prosseguimento daqui em diante para as nossas tarefas deste semestre.Trabalhar...Trabalho...Trabalhando...
Nesta aula tivemos o seguinte questionamento?
O que é ciências?
Com isso tivemos várias respostas que envolvem o que é ciências,apresentação de um vídeo que demonstrou ações dentro de uma escola que mostrou que, em diferentes situações do nosso cotidiano podemos ter a participação da ciências.
E na aula foi apresentado também experiências que podem ser realizadas com os alunos.
Aula bem boa,demonstrativa e com muita ação e ideias que podem ser aplicadas em nosso dia a dia.
Estudos da Matemática.
Estudos da matemática,aula dinâmica e de muito boas perspectivas...Com jogos e questionamentos pertinentes. Os professores deram uma outra visão,outros conceitos por hora me fizeram gostar muito desse conteúdo tão atraente e ao meu ver tão complexo por muitas vezes.Embora, ainda na expectativa de novas dinâmicas e descobertas para esta disciplina.
Projeto...
Mais um dia de encontro no Pead neste dia nos encontramos para trabalhar e discutir um pouco mais sobre o nosso trabalho em grupo de Projetos,temáticas organizadas através de um levantamento realizado por todos os colegas do grupo da quarta-feira.Através de encontros de informações os projetos começaram a ganhar forma e deu-se início a estrutura e corpo do trabalho,com o indicativo de apresentação de mapa conceitual,ideias entre outros e o trabalho continua...
E o trabalho continua...
Neste dia não tivemos aula,o projeto era trabalhar em cima de algumas postagens já feitas e rever tudo que já tínhamos vistos ao longo desse período todo de aulas.Trabalho,leituras,releituras,recolocações inicio de semestre é assim mesmo,foco só que não muito.Atrasos ocorreram e todo processo é tentar...
quinta-feira, 15 de setembro de 2016
Força e foco...
Foi dada a largada referente aos estudos e as análises dando sequência a caminhada do nosso processo de aprendizagem.A força e o foco nas nossas perspectivas.Reavaliando se reinserindo ao contexto e as nossas sínteses de trabalho.Averiguação de nossos portfólios,análises de nossas sínteses de estudos tudo isso para complementar nosso trabalho ao longo do curso e do semestre vivenciado.
Retirado do site:(http://pt.slideshare.net/joaobbj/portflios)
E as sínteses são os diferentes processos de evolução dentro da nossa percepção e contextualização de aprendizagens múltiplas.Essa análise e construção se dá através de nossa essa intervenção criada por tudo que se tem,se aprende e se cria no meio em que, se está sendo compreendido.
Educação e Progresso
Neste feriado de 07 de Setembro,não tivemos atividades presenciais e apenas,podemos ter o trabalho que estamos fazendo desde o nosso retorno, que é uma avaliação de nossas avaliações.De como conduzir daqui para frente, o que devemos melhorar, o que se pode atualizar e reforçar de maneira que, se precisa.A educação é essencial , pois conhecimento ninguém nos retira,podemos trocar,somar,acrescentar mas,perdê-lo nunca.
Ainda acredito na educação como projeto,caminho,solução de um progresso para todos e para à vida.
Estamos de volta!
Reiniciamos mais um semestre praticamente a metade do curso, aos trancos e barrancos lá se vamos,refletindo sobre o que fora aprendido e agora as expectativas do que está por vir ao longo deste semestre.Já começamos a nossa primeira disciplina Seminário Integrador IV, nos trouxe uma reflexão sobre nossas avaliações,apresentações e perspectivas quanto a nossa jornada até este momento.
O que devemos reavaliar,colocar em prática,tirar de ação,repensar,refletir,enfim torná-lo o mais possível do que se quer e busca.
Continuar em frente,reflexões e observações e análises vão fazer parte de nosso construção de nossas análises diárias,semanais,quinzenais,mensais e anuais.
quarta-feira, 29 de junho de 2016
Construções e diálogos...
Em mais um encontro de Seminário Integrador tivemos a apresentação do trabalho que fecha o semestre o "workshop" e sua dinâmica, datas e prazos para as últimas entregas.Nesse momento visualizamos que mais um semestre está se encerrando e com tudo isso lincando nossos afazeres em torno do Projeto de Aprendizagens.Os debates continuam,os questionamentos, as dúvidas e as incertezas neste momento são maiores que as certezas que temos quanto a nossas ideias que são muitas e como fazer todo esse processo de aprendizagem. Projetos,diálogos,divergência de ideias,conflitos,risadas,aderência ao assunto ou não.Dificuldades intensas em se relacionar o conteúdo com o contexto e com as mazelas que um tal mapa conceitual se apresenta em nosso trabalho neste momento.Esse tema segue,esse assunto segue, voltaremos a debater.
Segue em construção,diálogos constantes...
Segue o trabalho...
E continuamos a dialogar sobre o projeto de aprendizagens.Na última aula de Seminário Integrador segue as decorrências e fatos para adequar o projeto de acordo com que os nossos questionamentos,anseios e visualização futura do mesmo.Estamos encontrando bastante dificuldades para encaixar o tema com o que pensamos e o que trabalho nos exige para ficar de acordo com o que se espera e buscamos transmitir com esse trabalho.
Com isso estamos abrindo diferentes diálogos sobre o tema a ser discutido.Que quando estiver com um formato mais concreto e mais detalhado compartilharei a temática e o foco a ser atingido.
terça-feira, 21 de junho de 2016
Celebrando as diferentes Culturas
Unir a língua brasileira de sinais, com o contexto de leitura e livros para serem discutidos e trabalhados até mesmo com alunos ouvintes é uma proposta magnífica e instigante.No momento em que podemos unir a questão de usar de diferentes recursos pode-se dizer sim que,a globalização do processo de aprendizagens é mediador dessa inserção tão diferente que temos nos dias de hoje em nossos ambientes escolares.
Saber trocar e compartilhar diferentes saberes é o passo para um rumo desafiador em prol de uma educação universal de todos para todos.
terça-feira, 14 de junho de 2016
Por que não brincar e cantar?
Poder participar de duas atividades extremamente divertidas,instigadoras e desafiadoras não tem palavras para contribuir em relatos o quanto foi bom participar e poder ser indivíduo participante deste processo.Saber desafiar é o que a aula de música nos põe a cantar, proporcionar diferentes formas de atividades nos faz trabalhar muito com a criatividade e por meio disto dar muitas risadas.
Já a disciplina de Ludicidade nos faz voltar a sermos crianças e brincar como uma.Isso é uma ação única e pena que foi tão pouco tempo para desbravarmos esse mundo de tantas opções para podermos utilizar em nosso dia a dia e trazer com mais efeitos para ser discutidos em grande grupo.Buscando novas perspectivas e novos desafios.
terça-feira, 7 de junho de 2016
E continua...
Em nosso último encontro aprendemos um pouco sobre como construir e fazer o mapa conceitual de nosso trabalho.O projeto em si como temática principal e as demais arestas como "link" para discussão e elaboração do projeto.Foi interessante pois,surgiram novos questionamentos,reformulação da questão principal como área central do trabalho.Esse mesmo foi reelaborado de um outro questionamento,mas determinando melhor o assunto a ser dialogado.
Foi muito interessante ver esse desdobramento pois,os questionamentos,as dúvidas e o conflito de ideias sempre existirão para um melhor contexto a ser inserido e apresentado para o grande grupo.
terça-feira, 31 de maio de 2016
Diálogos em grupos...
Esta aula foi de apresentação dos questionamentos das perguntas solicitadas no último encontro presencial da disciplina de Seminário Integrador III. Essas perguntas realizadas ao longo do processo e apresentadas nesta aula para escolhas dos alunos(as) presentes em aula,essa atividade consistia em enumerar as perguntas mais importantes e menos importantes numa escala de 1 à 5.
Realizando esses questionamentos foram direcionados os colegas que haviam colocados respostas quase ou aproximadamente iguais em questão de intensão.E fazendo essas descobertas nos reunimos para discutir como será realizada a atividade e como será o desdobramento da atividade solicitada.
Grupos divididos, temas pré selecionados e agora,o velho trabalho de formiga entra em ação,aos poucos com a informação que cada componente trás,as ideias e diálogos para serem debatidos e para que as devidas análises sejam realizadas.
E segue nosso propósito e trabalho...
Semana à distância...Trabalho em casa!
Esta semana está sendo uma semana de trabalho e reorganização de ideias. Pois,o foco é trabalhar nas atividades que já temos postadas no "Moodle" para serem trabalhadas e que ainda não foram analisadas, para lermos os textos postados, para analisarmos e realizarmos nossas atividades e transcrever os nossos estudos e averiguar o que o curso nos exige para uma análise mais ampla para dar prosseguimento as atividades propostas para esse semestre.
Mas,por que???
A nossa última aula de seminário integrador III, nos colocou em debates e diálogos sobre questionamentos diversos,trabalhando em grupos diferentes informações para serem debatidas e refletidas sobre a visão de cada um de acordo com as perguntas realizadas em sala de aula.Através desta atividade da qual,a turma foi divida em grupos e ao final foi elaborado uma atividade que, consistia em elaborar uma pergunta ou dúvida que gostaríamos de fazer e não temos coragem de perguntar, ou é muito sem nexo ou uma pergunta opinativa para os demais poderem responder.Foi muito divertido,pensar,verificar o que poderia ser questionado.
O que será que posso perguntar?? Dúvidas são muitas...
Libras,como não gostar???
Libras, uma excelente aula.Por estar estudando e me aperfeiçoamento em Libras em um curso fora da disciplina do curso oferecida pude me integrar e visualizar de outra forma e com um outro olhar essa linguagem.
Uma linguagem única da qual,encanta quem participa, quem está dentro do processo e quem a aprende.
sábado, 30 de abril de 2016
Ciranda...Cirandinha...
Música,ciranda,cantigas de roda nós remetem a infância,coisa boa mesmo que por alguns instantes sorrir,cantar e se oportunizar o erro sem cobrança.Assim foi a nossa aula de Musicalidade com a professora Luciane Cuervo e Vanessa.Uma aula que,oportunizou o canto e a disponibilidade de aprendermos ou no meu caso,relembrar um cânone,como já cantei em canto coral,foi maravilhoso.
Descobrir novas brincadeiras dentro da música,ter a música como orientadora não tem preço.
Gostei muito do nosso último encontro presencial, quer dizer todas as aulas deste semestre estão se superando em atividades práticas,nos fazendo participar e sentirmos-nos pertencentes.
Só tenho a agradecer por tudo que, as disciplinas vivenciadas até agora me oportunizaram e na expectativas das que ainda estão por vir.
domingo, 24 de abril de 2016
Literatura...Reflexões...
Após,uma aula magnífica de Literatura Infanto Juvenil,com temáticas que fizeram nos questionar e avaliar diferentes contextos,O que,mais me chamou atenção foi a presença do poema de Castro Alves-Navio Negreiro, da qual,produzi uma fala.Na minha visão como mulher negra,fora dos padrões,numa sociedade elitista,que busca sempre os padrões europeus para suas expectativas.Me coloquei nas perspectivas analisadas e vivenciadas por mim.Não me vejo como liberta, muitas vezes me vejo acorrentada a exigências desnecessárias,escravizada por uma sociedade que nos desencoraja para lutar e conquistar vitórias em prol do comum, mas descaracterizadas por padrões e exigências.Muitas vezes no Brasil,um país mestiço e racista pois, o negro(a) ainda é visto como ladrão,perigoso e desinteressado(a).Mas,também temos os que deram certo, os que não se abalam por falas e estatísticas,que levantam a bandeira e lutam pelos seus ideais.Como estudando e buscando um melhor através da educação, pois essa poucos tem acesso,mas ninguém pode lhe tirar de forma alguma.
Sempre na luta,sempre na batalha,sou mulher,sou negra e com muito orgulho!!!
Fazendo...
Errei muito ao início do curso.Tentei desistir,coloquei muitos obstáculos na frente de tudo para não continuar.Mas,acredito ainda nas pessoas, colegas e tutora que sempre falavam que,iria conseguir e está ai,me sentindo um pouco mais integrada e atividades sendo realizadas dentro do possível, os caminhos possíveis,tentar,arriscar,errar e não desistir é isso que vale...
Continuar tentando e não desistir esse é o lema,de agora em diante.
terça-feira, 12 de abril de 2016
O brincar!!!
O brincar como tema central da aula de Educação e Ludicidade.As professoras trouxeram mostrar do que,será a disciplina ao longo de todo esse processo.Muito legal, pois tivemos diálogos sobre a importância dos momentos de brincadeiras em referencial o recreio, Foi bastante válida esse debate sobre como se vê e quão importante é esse momento para os nosssos educandos.
Foi muito importante essas abreviaturas, esses aberturas e diálogos pois,cada um tem sua visão e participação no processo de desenvolvimento da criança.
No outro momento podemos fazer parte das atividades práticas que seriam as brincacdeiras.Me senti uma criança,sorri igual a uma,claro a idade e alguns movimentos não permitem mais, mas o quanto é bom sorrir e se ver como criança, no meio desse processo todo,das quais às vezes a seriedade e as combinações contextualizadas não nos deixam fazer isso de forma mais flexível.
O bom é brincar sempre,de forma sadia para o nosso desenvolvimento sempre,e não deixar que essa criança que carregamos com cada um de nós,desapareça, e sim continue se destacando para que sempre possamos usá-las de forma a ser cada vez mais evolutiva. Brincar é tudo de bom!
Assinar:
Postagens (Atom)