Os tempos que a infância e
toda criança têm
Entender as características da própria existência e das várias fases da
vida colabora para a compreensão do que é passado, presente e futuro
Durante a análise da linha do tempo e a comparação das brincadeiras, os alunos
se espantaram ao ver que os seus avós também já brincaram e, portanto, já foram
pequenos como eles. Nesse ponto, a docente pediu que eles recortassem em
revistas imagens de bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos e
as ordenassem. "Assim, criamos a noção de que mesmo eles um dia serão
idosos, respeitando o ciclo natural da vida."
A pesquisadora Sandra, da UEL, ressalta em seu
texto que os pequenos dessa idade já possuem um saber a respeito da História,
coerente com seu nível de conhecimento, e é preciso que o professor se coloque
no papel de ouvinte para analisar como os estudantes interpretam o mundo.
"O trabalho de História nos primeiros anos do Ensino Fundamental deveria
se basear nessa busca de lógica entre os acontecimentos para dar conta da
explicação da realidade", sugere.
Elaine colocou essa lição em prática. E, ao
observar as conversas de seus alunos, pôde perceber a evolução sobre a
percepção do tempo. Depois de três meses, o passado e o futuro viraram assunto
na sala de aula. "Eles, que antes pensavam apenas até o último fim de
semana, passaram a contar uns para os outros suas histórias de infância e seus
sonhos de adultos", conclui.
REFLEXÃO:
A importância das transições e fases de nossas
etapas de vida.Precisamos estar atentos e ligados nesse afastamento ou até
mesmo,pulo de etapas atualmente por diferentes fatores,o fato de a tecnologia
estar muito próxima muitas vezes aliada e outra derrotista para alguns
movimentos.Atenção e diálogo esse são etapas principais para uma infância
saudável e uma vida adulta menos conflituosa.
Durante a análise da linha do tempo e a comparação das brincadeiras, os alunos se espantaram ao ver que os seus avós também já brincaram e, portanto, já foram pequenos como eles. Nesse ponto, a docente pediu que eles recortassem em revistas imagens de bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos e as ordenassem. "Assim, criamos a noção de que mesmo eles um dia serão idosos, respeitando o ciclo natural da vida."
A pesquisadora Sandra, da UEL, ressalta em seu texto que os pequenos dessa idade já possuem um saber a respeito da História, coerente com seu nível de conhecimento, e é preciso que o professor se coloque no papel de ouvinte para analisar como os estudantes interpretam o mundo. "O trabalho de História nos primeiros anos do Ensino Fundamental deveria se basear nessa busca de lógica entre os acontecimentos para dar conta da explicação da realidade", sugere.
Elaine colocou essa lição em prática. E, ao observar as conversas de seus alunos, pôde perceber a evolução sobre a percepção do tempo. Depois de três meses, o passado e o futuro viraram assunto na sala de aula. "Eles, que antes pensavam apenas até o último fim de semana, passaram a contar uns para os outros suas histórias de infância e seus sonhos de adultos", conclui.
REFLEXÃO:
A importância das transições e fases de nossas etapas de vida.Precisamos estar atentos e ligados nesse afastamento ou até mesmo,pulo de etapas atualmente por diferentes fatores,o fato de a tecnologia estar muito próxima muitas vezes aliada e outra derrotista para alguns movimentos.Atenção e diálogo esse são etapas principais para uma infância saudável e uma vida adulta menos conflituosa.
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