Aprendizagem
É uma palavra chave da qual, qualquer educador tem
consigo essa característica para o seu processo de desenvolvimento
independentemente do que ele busca ou quer que seu aluno evolua.
Trago Jean Piaget como carro chefe para todo esse
início que se propôs a caracterizar as fases do desenvolvimento e da
aprendizagem como um todo
"A grande contribuição de Piaget foi estudar o
raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser
ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança", diz
Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São
Paulo.
E ao mesmo tempo trazendo mais para modernidade em
prol de uma aprendizagem construtiva e
democrática o teórico moderno Morin trás em suas características o diálogo que
faz com quem as demais demandas sejam em
prol do sensibilidade,fala e concessão
de ideias.
“Democracia não é apenas uma
idéia e um ideal a atingir, mas é um modo concreto de vida, um processo de
experiência que vai enriquecendo o próprio processo, o qual, desta forma,
avança.” (DEWEY, apud NEUTZLING,1984, p.87)
Com isso a aprendizagem se dá de forma plena dentro
das qualificações e especificações de cada teórico sendo ele contemporâneo ou
mais antigo as aprendizagens são o foco e exercício mais completo para o
desenvolvimento de quem está nessa jornada.
O encontro presencial provocou muitas inquietações que desdobraram-se em ótimas reflexões e diálogos sobre concepções teóricas e práticas pedagógicas como bem apresenta aqui. Importante sempre nas postagens utilizar referencial teórico para sustentar as tuas reflexões.
ResponderExcluirAtt,
Katielle de Oliveira
Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E
Ok,achava que o blog tinha de ter a minha cara do jeito que visualizava os conhecimentos obtidos e com o meu olhar.Mas,já vi que tudo tem que ter e ser embasado em algo,não só no meu ponto de vista.
ResponderExcluir