sábado, 30 de abril de 2016

Ciranda...Cirandinha...


Resultado de imagem para imagens de ciranda de roda

Música,ciranda,cantigas de roda nós remetem a infância,coisa boa mesmo que por alguns instantes sorrir,cantar e se oportunizar o erro sem cobrança.Assim foi a nossa aula de Musicalidade com a professora Luciane Cuervo e Vanessa.Uma aula que,oportunizou o canto e a disponibilidade de aprendermos ou no meu caso,relembrar um cânone,como já cantei em canto coral,foi maravilhoso.
Descobrir novas brincadeiras dentro da música,ter a música como orientadora não tem preço.
Gostei muito do nosso último encontro presencial, quer dizer todas as aulas deste semestre estão se superando em atividades práticas,nos fazendo participar e sentirmos-nos pertencentes.
Só tenho a agradecer por tudo que, as disciplinas vivenciadas até agora me oportunizaram e na expectativas das que ainda estão por vir.

domingo, 24 de abril de 2016

Literatura...Reflexões...






Após,uma aula magnífica de Literatura Infanto Juvenil,com temáticas que fizeram nos questionar e avaliar diferentes contextos,O que,mais me chamou atenção foi a presença do poema de Castro Alves-Navio Negreiro, da qual,produzi uma fala.Na minha visão como mulher negra,fora dos padrões,numa sociedade elitista,que busca sempre os padrões europeus para suas expectativas.Me coloquei nas perspectivas analisadas e vivenciadas por mim.Não me vejo como liberta, muitas vezes me vejo acorrentada a exigências desnecessárias,escravizada por uma sociedade que nos desencoraja para lutar e conquistar vitórias em prol do comum, mas descaracterizadas por padrões e exigências.Muitas vezes no Brasil,um país mestiço e racista pois, o negro(a) ainda é visto como ladrão,perigoso e desinteressado(a).Mas,também temos os que deram certo, os que não se abalam por falas e estatísticas,que levantam a bandeira e lutam pelos seus ideais.Como estudando e buscando um melhor através da educação, pois essa poucos tem acesso,mas ninguém pode lhe tirar de forma alguma.
Sempre na luta,sempre na batalha,sou mulher,sou negra e com muito orgulho!!!


Fazendo...





Errei muito ao início do curso.Tentei desistir,coloquei muitos obstáculos na frente de tudo para não continuar.Mas,acredito ainda nas pessoas, colegas e tutora que sempre falavam que,iria conseguir e está ai,me sentindo um pouco mais integrada e atividades sendo realizadas dentro do possível, os caminhos possíveis,tentar,arriscar,errar e não desistir é isso que vale...
Continuar tentando e não desistir esse é o lema,de agora em diante.

terça-feira, 12 de abril de 2016

O brincar!!!


Resultado de imagem para imagens de brincadeirasO brincar como tema central da aula de Educação e Ludicidade.As professoras trouxeram mostrar do que,será a disciplina ao longo de todo esse processo.Muito legal, pois tivemos diálogos sobre a importância dos momentos de brincadeiras em referencial o recreio, Foi bastante válida esse debate sobre como se vê e quão importante é esse momento para os nosssos educandos.
Foi muito importante essas abreviaturas, esses aberturas e diálogos pois,cada um tem sua visão e participação no processo de desenvolvimento da criança.
No outro momento podemos fazer parte das atividades práticas que seriam as brincacdeiras.Me senti uma criança,sorri igual a uma,claro a idade e alguns movimentos não permitem mais, mas o quanto é bom sorrir e se ver como criança, no meio desse processo todo,das quais às vezes a seriedade e as combinações contextualizadas não nos deixam fazer isso de forma mais flexível.
O bom é brincar sempre,de forma sadia para o nosso desenvolvimento sempre,e não deixar que essa criança que carregamos com cada um de nós,desapareça, e sim continue se destacando para que sempre possamos usá-las de forma a ser cada vez mais evolutiva. Brincar é tudo de bom!